• Igor Quadros

A importância do design nas suas redes sociais para atrair e encantar clientes

Atualizado: 30 de Nov de 2020


Nesse mundo cada vez mais conectado, rolamos por nosso feed em alta velocidade passando por centenas de postagens todos os dias. É muito provável que você, empreendedor, utilize as redes sociais como principal forma de comunicação com o seu cliente. Afinal, elas são poderosas ferramentas para divulgar seus serviços e produtos, atender clientes e realizar vendas. Então, é natural que você se pergunte: "será que a minha Identidade Visual e as minhas postagens estão fazendo o meu cliente parar de rolar?"


Se o seu objetivo é ser notado nesse mar de informação, saiba que a frase “uma imagem vale mais do que mil palavras” nunca fez tanto sentido. No ambiente altamente visual das redes sociais, cuidar do design da sua Identidade Visual e da qualidade das suas postagens pode ser a diferença entre ser clicado ou não.


Vamos fazer um pequeno teste. Comparando as imagens abaixo, qual você acha mais atraente? Qual te deu mais vontade de comprar? Qual você pararia de rolar a tela pra dar uma olhadinha?


A simples aplicação de um bom design na postagem pode tornar o seu produto ou serviço mais atraente, valioso, e até mesmo mais necessário aos olhos do cliente.


A internet é a sua maior e mais eficiente ferramenta de exposição, e a maneira como você se apresenta nela reflete em como você vai ser reconhecido pelo seu público.



Um logotipo simples é inesquecível


Imagine quantos logotipos você já viu e nunca mais esqueceu. Agora pense em todos aqueles que você viu e não lembra mais. Qual seria a diferença entre eles? Simplicidade. Nosso cérebro tem maior facilidade em lembrar coisas simples. É por isso que a musiquinha daquele comercial que você viu uma ou duas vezes não sai da sua cabeça.


Seu logotipo deve ser simples, legível e refletir a personalidade do seu negócio. Se o seu cliente achar o seu logo “estranho”, complicado ou difícil de ler, é bem possível que ele não te leve a sério ou simplesmente te ignore.


Ao observar logos de grandes marcas como Nike, McDonald's ou Dove, você vai perceber que a simplicidade parece ser a regra. Isso não é à toa.





Ícones e capas


Ao padronizar o design dos ícones e capas dos seus perfis, você demonstra com mais clareza o alcance do seu negócio. Quando o seu cliente vê o seu logo no Facebook, depois no Instagram e depois no iFood, ele começa a achar que você está por toda a parte. Isso passa segurança e tira aquela aparência de empresa pequena.


A capa do seu Facebook ou LinkedIn, pode servir de outdoor para seu negócio. Nela você pode exibir produtos em destaque, fazer anúncios importantes, mostrar o seu ambiente de trabalho, etc. Não esqueça de utilizar um design que reflita a identidade da sua empresa em suas capas.



Postagens que encantam


Esse, talvez, seja o seu principal ponto de contato com o cliente. É na hora de postar que você vai mostrar a ele o que você tem a oferecer. É o seu momento de brilhar. Um bom design nas suas postagens melhora a comunicação com o cliente, ajuda a ressaltar as qualidades do seu produto ou serviço e reforça a identidade da marca como um todo. Pense na sua timeline como a sua vitrine. Quanto mais organizada e atraente ela for, maiores são as chances do seu cliente parar, dar uma olhadinha e entrar na sua loja.



O pacote completo


Quando logotipo, ícones, capas e postagens estão em harmonia, você demonstra a solidez do seu negócio, além de passar seriedade e confiança. Para o cliente, uma empresa que se preocupa com a qualidade da apresentação da sua marca é uma empresa que se preocupa com a qualidade dos produtos e serviços. Ou seja, não basta ser bom, tem que parecer bom.


Espero que essa dicas possam te ajudar a conquistar e encantar mais clientes.


0 comentário